sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cariri: História e Cultura do povo...

Casa de Cultura é inaugurada na cidade de Barro

Da Redação:
Solenida de inauguração da Casda de Cultura André Rodrigues em Barro/CE
Presidente de honra da Fundação' Zerinho' fala durante o evento
Prefeito Neneca Tavares discursa no momento do ato inaugural
Mesa das autoridades: Momento da execução do hino oficial do município
Secretário de Cultura do município Sousa Neto no momento da sua fala
Dep. paraibano José Aldemir em discurso durante a abertura do evento
População no interior da casa de cultura visita exposição histórica
Cangaço: Grupo de arte faz apresentação na abertura da solenidade
Vigário da paróquial( pe. Arnaldo) realiza a benção da Casa de Cultura



Na última quarta-feira, 1º de maio - Dia internacaional do trabalho, aconteceu a solenidade de inauguração da 'casa de cultura' do município de Barro, cuja mesma recebeu a denominação de André Rodrigues - O primeiro morador da antiga vila.  Trata-se da Casa de Cultura André Rodrigues numa feliz parceria entre a prefeitura local e a fundação Zerinho.
Foi um momento alegre e festivo da mais alta afirmação para a sociedade barrense, onde se fizeram presentes várias autoridades locais e de outras regiões. Dentre as aquais, o prefeito municipal prof. Neneca Tavares juntamente com a 1ª dama, o deputado paraibano José Aldemir, o ex-prefeito de Cajazeiras e filho da terra Zerinho, o presidente da câmara Coringa, o secretário da cultura local Sousa Neto, os ex-prefeitos Dr. Marquinélio e Joaquim Alves. Bem como, a atual prefeita de Cajazeiras Denise Albuquerque, o pesquisador  do cangaço professor Francisco Pereira, o historiador e radialista paraibano Chagas Amaro,  o secretário de cultura de Aurora professor José Cícero, além de vereadores,   secretários, municipais,  demais autoridades e a população local.
A programação foi iniciada com a apresentação de duas bandas de músicas(uma das quais da cidade de Sousa-PB), seguida da benção religiosa feita pelo vigário do município padre Arnaldo Pereira. Após os discursos, ocorreu o corte da fita inaugural, quando o espaço foi aberto para à população e demais convidados. 

Dado todo o zelo e o capricho verificado com o material artístico e histórico contido no acervo daquele importante instrumento sociocultural - todos os que puderam verificar de perto a riqueza história, tanto material quanto imaterial da casa de cultura do Barro, ficaram literalmente extasiados diante do belíssimo material, agora disponível para à população. Fruto de um intenso trabalho do secretário Sousa Neto e sua equipe, assim como do prefeito Neneca com o decisivo apoio da fundação Zerinho. 
Algo que muito dignifica a bela história do Barro e da região como um todo. Vale a pena conferir de perto todo o acervo disponível na casa de cultura André Rodrigues - Um grande resgate historiográfico, todo ele configurado num ato importante de puro esforço de preservação da memória, em favor da municipalidade barrense e também do Cariri.
Logo após as visitações, um jantar foi oferecido aos convidados, tendo como local o salão paroquial. Cumpre destacar também que, na mesma ocasião, a gestão municipal entregou à população as novas dependências(sede) do CRAS.
-------------------------
Da Redação do Blog de Aurora
Fotos: João Silva e Blog da Secult
LEIA MAIS EM:
e no Faceboo

Um comentário:

Vanilda disse...
Parabéns a todos que fazem este belo trabalho. Tão importante quanto a nossa cidade é também entender sua origem, conhecer um pouco ou por que não toda sua história?
Um bom trabalho, sucesso e muita luz em seus caminhos.
Gosto muito da cidade de Barro-Ceará
Vanilda SP.(aurorense)